Vinte anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES no Brasil
trajetória, princípios, dilemas e tendências
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id278360Palavras-chave:
SINAES, Avaliação, Educação SuperiorResumo
O objetivo principal desse trabalho é promover uma reflexão a respeito dos vinte anos de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, tendo em vista realizar o resgate histórico de seu contexto de formulação e de sua implementação, além de discutir os princípios avaliativos, as características, as tensões, os dilemas e as perspectivas para o sistema. Verificou-se que o SINAES incorporou em sua estrutura, ao longo de duas décadas, visões e princípios avaliativos divergentes, que aproximam mais a avaliação aos seus aspectos objetivos e regulatórios. Como tendências, verificamos o enfraquecimento da avaliação institucional, da avaliação externa in loco, e do próprio sistema, como base para a regulação da oferta de educação superior no país.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.