Vinte anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES no Brasil

trajetória, princípios, dilemas e tendências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id278360

Palavras-chave:

SINAES, Avaliação, Educação Superior

Resumo

O objetivo principal desse trabalho é promover uma reflexão a respeito dos vinte anos de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, tendo em vista realizar o resgate histórico de seu contexto de formulação e de sua implementação, além de discutir os princípios avaliativos, as características, as tensões, os dilemas e as perspectivas para o sistema. Verificou-se que o SINAES incorporou em sua estrutura, ao longo de duas décadas, visões e princípios avaliativos divergentes, que aproximam mais a avaliação aos seus aspectos objetivos e regulatórios. Como tendências, verificamos o enfraquecimento da avaliação institucional, da avaliação externa in loco, e do próprio sistema, como base para a regulação da oferta de educação superior no país.

Biografia do Autor

  • Ivan dos Santos Oliveira, Instituto Federal do Piauí - IFPI

    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, Mestre em Educação pela UNISINOS-RS, Professor do Instituto Federal do Piauí - IFPI.

  • José Carlos Rothen, UFSCar

    Possui graduação (1986) e mestrado (1992) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), Participou do Programa Estágio Senior na Université de Strasbourg como bolsista CAPES (2016). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vinte anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES no Brasil : trajetória, princípios, dilemas e tendências. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024013, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id278360. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/278360. Acesso em: 19 abr. 2025.