Possibilidades e desafios da Lei nº 14.681/2023 na Qualidade de Vida de Servidores de Instituições Federais de Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id278945Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho, Lei nº 14.681/2023, EducaçãoResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a Lei nº 14.681 (Brasil, 2023) e seu potencial impacto no bem-estar dos servidores públicos federais da educação. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória, caracterizado como um estudo documental devido ao procedimento técnico adotado. Verificou-se que a Lei nº 14.681 (Brasil, 2023) estabelece metas, incluindo a promoção da saúde dos educadores, a redução do absenteísmo e a valorização desses profissionais. A Lei adota uma abordagem cooperativa entre diferentes níveis de governo e destaca a importância da coleta de dados, monitoramento e prevenção de problemas de saúde. Conclui-se que a legislação representa um avanço significativo na valorização dos profissionais da educação em geral, e dos servidores públicos federais em particular, além de promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo. No entanto, é crucial ressaltar que a realização desses objetivos depende de sua efetiva implementação, garantia orçamentária e de um acompanhamento rigoroso.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.