Possibilidades e desafios da Lei nº 14.681/2023 na Qualidade de Vida de Servidores de Instituições Federais de Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id278945

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho, Lei nº 14.681/2023, Educação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a Lei nº 14.681 (Brasil, 2023) e seu potencial impacto no bem-estar dos servidores públicos federais da educação. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória, caracterizado como um estudo documental devido ao procedimento técnico adotado. Verificou-se que a Lei nº 14.681 (Brasil, 2023) estabelece metas, incluindo a promoção da saúde dos educadores, a redução do absenteísmo e a valorização desses profissionais. A Lei adota uma abordagem cooperativa entre diferentes níveis de governo e destaca a importância da coleta de dados, monitoramento e prevenção de problemas de saúde. Conclui-se que a legislação representa um avanço significativo na valorização dos profissionais da educação em geral, e dos servidores públicos federais em particular, além de promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo. No entanto, é crucial ressaltar que a realização desses objetivos depende de sua efetiva implementação, garantia orçamentária e de um acompanhamento rigoroso.

Biografia do Autor

  • Luiz Alberto Pilatti , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor, doutor em Educação Física, graduação em Educação Física. Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

  • Camila Lopes Ferreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professora, Mestre em Engenharia de Produção, Graduação em Administração com ênfase em Análise de Sistemas. Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Possibilidades e desafios da Lei nº 14.681/2023 na Qualidade de Vida de Servidores de Instituições Federais de Educação Superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024029, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id278945. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/278945. Acesso em: 19 abr. 2025.