Responsabilidade social universitária
uma proposta de mensuração
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id290835Palavras-chave:
educação superior; indicadores de sustentabilidade; método Delphi.Resumo
As instituições de ensino superior possuem especificidades que precisam ser levadas em consideração quando analisadas na perspectiva da Responsabilidade Social. Este artigo tem como objetivo a proposição de uma matriz de atributos e indicadores de sustentabilidade no contexto da Responsabilidade Social Universitária a ser aplicado em Instituições de Ensino Superior (IES). Para tal, por meio de revisão bibliográfica e de documentos atinentes ao Ensino Superior, foram identificadas categorias de análise. A partir disso, aplicou-se a metodologia Delphi para a validação da matriz dos atributos e dos indicadores de sustentabilidade. Dentre os resultados, propõe-se uma matriz que leva em consideração quatro atributos (campus sustentável, transparência, integralidade e pertença comunitária) e quatro dimensões para análise (gestão, ensino, pesquisa e a extensão) desdobrados em 50 indicadores que auxiliam na mensuração dos impactos das IES na sociedade.
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Copyright (c) 2025 Júlia Elisabete Barden, Valtuir Soares Filho

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