Responsabilidade social universitária

uma proposta de mensuração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id290835

Palavras-chave:

educação superior; indicadores de sustentabilidade; método Delphi.

Resumo

As instituições de ensino superior possuem especificidades que precisam ser levadas em consideração quando analisadas na perspectiva da Responsabilidade Social. Este artigo tem como objetivo a proposição de uma matriz de atributos e indicadores de sustentabilidade no contexto da Responsabilidade Social Universitária a ser aplicado em Instituições de Ensino Superior (IES). Para tal, por meio de revisão bibliográfica e de documentos atinentes ao Ensino Superior, foram identificadas categorias de análise. A partir disso, aplicou-se a metodologia Delphi para a validação da matriz dos atributos e dos indicadores de sustentabilidade. Dentre os resultados, propõe-se uma matriz que leva em consideração quatro atributos (campus sustentável, transparência, integralidade e pertença comunitária) e quatro dimensões para análise (gestão, ensino, pesquisa e a extensão) desdobrados em 50 indicadores que auxiliam na mensuração dos impactos das IES na sociedade.

Biografia do Autor

  • Valtuir Soares Filho, Universidade Federal do Tocantins - UFTO

    Doutor em Ciências, Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

    Professor na Universidade Federal do Tocantins/UFT.

Publicado

10-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Responsabilidade social universitária: uma proposta de mensuração. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025016, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id290835. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/290835. Acesso em: 28 nov. 2025.