O perfil do avaliador no Sistema Arcu-Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id292535

Palavras-chave:

Acreditação de Cursos Sistema ARCU-SUL Educação Superior, Avaliadores, Avaliação da Educação Superior

Resumo

Este artigo delineia e discute o perfil esperado dos profissionais que avaliam os cursos de graduação no sistema internacional de acreditação do Mercosul e estados associados, o Arcu-Sul. A partir (1) de definições da literatura especializada, (2) dos princípios estabelecidos pelas Agências Nacionais de Acreditação da Região do Mercosul, (3) da experiência específica do Inep na constituição do seu Banco de Avaliadores do Sistema (Basis) e (4) de entrevistas realizadas com participantes deste processo de avaliação internacional para acreditação de cursos, infere-se que o perfil desejado para os avaliadores no âmbito da cooperação avaliativa do Mercosul deve ir além da exigência de notório saber e de experiência na área dos cursos avaliados. Do avaliador do Arcu-Sul, por estar inserido em um processo de avaliação internacional, de natureza cooperativa e solidária, de construção de confiança mútua entre os países e agentes envolvidos, espera-se, além dessas, um rol significativo de outras qualidades, entre elas, familiaridade com os processos avaliativos para fins de acreditação e reconhecimento mútuo, capacidade de adaptação a contextos diversos, boa comunicação nas línguas oficiais do Mercosul, superação de eventuais preconceitos e juízos pré-concebidos e nacionalmente orientados, compromisso inarredável com a agenda de trabalho definida pelas agências acreditadoras, plena consciência das eventuais dificuldades de logística, viagem, hospedagem e hábitos alimentares distintos no país dos cursos sob avaliação, experiência de gestão acadêmica, capacidade para realizar trabalho em equipe, comportamento ético, compromisso com a busca da qualidade, entre muitas outras virtudes.

Biografia do Autor

  • Rogério Dentello, INEP

    Mestre em composição pela Hochschule für Musik Köln - Alemanha (2006). Bacharel em música pela Universidade São Judas Tadeu - São Paulo (1990). Pesquisador-Tecnologista em assuntos educacionais no INEP, lotado na Diretoria de Avaliação da Educação Superior desde 2009. É o atual Coordenador-Geral de Avaliação in loco e Diretor substituto. É responsável pelos procedimentos de avaliação externa dos cursos de graduação e instituições de educação superior do Brasil, que incluem o banco de avaliadores do Sinaes - Basis, instrumentos de avaliação in loco, capacitação de avaliadores, designação de comissões e fluxo avaliativo, além da acreditação de cursos universitários do Mercosul (Sistema Arcu-Sul). Representante do Inep para a avaliação da educação superior em redes internacionais (RANA, RIACES, CPLP). Em sua vida pública representou o Inep em dezenas de eventos no Brasil e no exterior. Em sua carreira anterior ao serviço público realizou 400 concertos em 15 países, viveu 8 anos na Alemanha e 3 anos na Itália, foi premiado em 2 concursos na Polônia, lançou 8 CDs, 90 composições e 6 álbuns de partituras publicados nos Estados Unidos e Alemanha.

  • Dilvo Ilvo Ristoff, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em Literatura pela University of Southern California (1987). É professor titular emérito da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Pró-Reitor de Graduação da instituição, presidiu o Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, integrou a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e o Comitê Assessor do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).

Publicado

17-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O perfil do avaliador no Sistema Arcu-Sul. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025007, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id292535. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/292535. Acesso em: 25 ago. 2025.