Exploring Data Analysis Techniques in Undergraduate Student Evaluation Exams in the Brazilian Context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id279513

Keywords:

Accreditation assesments, Enade, Scoping review, Statistical techniques, Machine learning techniques

Abstract

Accreditation and continuous assessments are crucial for ensuring quality and standards in higher education. In Brazil, the federal government also conducts an annual student assessment called Enade. This paper presents a scoping review that identifies and discusses the techniques employed in analyzing Enade data and implementing diagnostic actions to monitor the necessary competencies of graduates. The research encompassed 32 articles covering machine learning (ML), statistical techniques, and system development. ML articles primarily focused on analyzing factors that impact student scores, utilizing classification and clustering approaches. Descriptive statistics emerged as the most commonly used technique in articles focusing on statistical techniques. The identified systems primarily revolved around exam administration and result analysis, with only one article exploring the implementation of gamification.

Author Biographies

  • Pedro Barbosa, Instituo Federal do Ceará
    Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2011), especialização em Engenharia de Software com ênfase em Fábrica de Software (2013) e Mestrado em Engenharia de Software (2014). Atualmente é Professor EBTT Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro e cursa doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará.   
  • Gabriela Nayara Duarte Oliveira Damazio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Orientadora Educacional no Centro Universitário Leonardo Da Vinci, atuando nos cursos de graduação em Sistemas da Informação e Gestão da Tecnologia e Informação. Mestranda do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. É especialista em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduou-se em Bacharelado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus de Cedro.

  • Windson Viana de Carvalho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Doutorado (Spécialité Informatique) na França, no laboratório LIG (Laboratoire dInformatique de Grenoble) vinculado à Université Joseph Fourier (atualmente Université Grenoble-Alpes). O pesquisador é professor Associado da Universidade Federal do Ceará, atuando no curso de graduação de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), sendo membro efetivo do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC-UFC) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE-UFC) . O professor atua na Linha de Pesquisa em Engenharia de Software no MDCC e na linha de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional no PPGTE. Suas pesquisas são ligadas a temas como Computação Móvel e Ubíqua, Tecnologias Assistivas (TA), Engenharia de Software, Jogos e Educação em Computação. Como decorrência desses temas de interesse, o professor participa mais ativamente das comunidades da SBC do Webmedia, EduComp, IHC, SBGames e SBIE, tanto como autor como membro do comitê de programa desses eventos. Inclusive na conferência Webmedia, foi co-chair em duas oportunidades (2016, 2018) e, nas versões 2022 e 2023 do EduComp foi o chair das trilhas de Relatos de Experiência e Pesquisa, respectivamente. O professor também foi o coordenador da CE-Webmedia (2019-2022). É revisor frequente do Journal of Entertaiment Computing (Elsevier), da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e do journalACM Transactions on Multimedia Computing, Communications, and Applications

  • Rafael Augusto Ferreira do Carmo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2010); Doutorado em Statistical Science - University College London (2019). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

  • Evandro Nogueira de Oliveira, Centro Universitário Vale do Salgado

    Graduação em Educação Física (2014) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Especialista em Educação Física Escolar (2015) pelo Centro Universitário de Curitiba; Mestre em Educação (2017) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN). Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física do Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS. Interessa-se em estudar e pesquisar temáticas relacionadas à formação de professores. Possuindo afinidade nos seguintes áreas: Subjetividade; Ensino, didática e avaliação da Educação; iniciação à docência.

Published

2025-03-31

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Exploring Data Analysis Techniques in Undergraduate Student Evaluation Exams in the Brazilian Context. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id279513. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/279513. Acesso em: 25 aug. 2025.