Explorando Técnicas de Análise de Dados em Exames de Avaliação de Estudantes de Graduação no Contexto Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id279513

Palavras-chave:

Accreditation assesments, Enade, Scoping review, Statistical techniques, Machine learning techniques

Resumo

Acreditação e avaliações contínuas são cruciais para garantir a qualidade e os padrões no ensino superior. No Brasil, o governo federal também realiza uma avaliação anual dos estudantes chamada Enade. Este artigo apresenta uma revisão de abrangência que identifica e discute as técnicas empregadas na análise dos dados do Enade e na implementação de ações de diagnóstico para monitorar as competências necessárias dos formandos. A pesquisa abrangeu 32 artigos que cobrem aprendizado de máquina (ML), técnicas estatísticas e desenvolvimento de sistemas. Os artigos de ML se concentraram principalmente na análise dos fatores que afetam as notas dos estudantes, utilizando abordagens de classificação e agrupamento. Estatísticas descritivas surgiram como a técnica mais comumente utilizada nos artigos que se concentraram em técnicas estatísticas. Os sistemas identificados se concentraram principalmente na administração de exames e na análise de resultados, com apenas um artigo explorando a implementação de gamificação.

Biografia do Autor

  • PEDRO BARBOSA, IFCE

    Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2011), especialização em Engenharia de Software com ênfase em Fábrica de Software (2013) e Mestrado em Engenharia de Software (2014). Atualmente é Professor EBTT Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro e cursa doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará. 

  • Gabriela Nayara Duarte Oliveira Damazio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Orientadora Educacional no Centro Universitário Leonardo Da Vinci, atuando nos cursos de graduação em Sistemas da Informação e Gestão da Tecnologia e Informação. Mestranda do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. É especialista em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduou-se em Bacharelado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus de Cedro.

  • Windson Viana de Carvalho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará e fez seu doutorado (Spécialité Informatique) na França, no laboratório LIG (Laboratoire dInformatique de Grenoble) vinculado à Université Joseph Fourier (atualmente Université Grenoble-Alpes). O pesquisador é professor Associado da Universidade Federal do Ceará, atuando no curso de graduação de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), sendo membro efetivo do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC-UFC) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE-UFC) . O professor atua na Linha de Pesquisa em Engenharia de Software no MDCC e na linha de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional no PPGTE. Suas pesquisas são ligadas a temas como Computação Móvel e Ubíqua, Tecnologias Assistivas (TA), Engenharia de Software, Jogos e Educação em Computação. Como decorrência desses temas de interesse, o professor participa mais ativamente das comunidades da SBC do Webmedia, EduComp, IHC, SBGames e SBIE, tanto como autor como membro do comitê de programa desses eventos. Inclusive na conferência Webmedia, foi co-chair em duas oportunidades (2016, 2018) e, nas versões 2022 e 2023 do EduComp foi o chair das trilhas de Relatos de Experiência e Pesquisa, respectivamente. O professor também foi o coordenador da CE-Webmedia (2019-2022). É revisor frequente do Journal of Entertaiment Computing (Elsevier), da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e do journalACM Transactions on Multimedia Computing, Communications, and Applications

  • Rafael Augusto Ferreira do Carmo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado em Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e doutorado em Statistical Science - University College London (2019). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

  • Evandro Nogueira de Oliveira, Centro Universitário Vale do Salgado

    Centro Universitário Vale do Salgado | Icó | Ceará.

    Possui graduação em Educação Física (2014) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Especialista em Educação Física Escolar (2015) pelo Centro Universitário de Curitiba; Mestre em Educação (2017) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN). Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física do Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS. Interessa-se em estudar e pesquisar temáticas relacionadas à formação de professores. Possuindo afinidade nos seguintes áreas: Subjetividade; Ensino, didática e avaliação da Educação; iniciação à docência.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Explorando Técnicas de Análise de Dados em Exames de Avaliação de Estudantes de Graduação no Contexto Brasileiro. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id279513. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/279513. Acesso em: 19 abr. 2025.