Ações de combate à evasão estudantil na educação superior

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id289017

Keywords:

Combate a evasão

Abstract

The phenomenon of dropout presents a significant challenge to higher education institution managers, as it is influenced by various aspects, making it complex and difficult to understand. Therefore, the objective was to analyze actions and interventions to combat dropout rates in Brazilian public federal universities. Regarding methodological procedures, the research is classified as descriptive, applied, qualitative and quantitative, bibliographic, and a multiple case study. The data used were primarily from a study conducted by the Brazilian Federal Court of Accounts (TCU, 2023). It was found that 60% of the institutions have an institutional policy related to combating student dropout. Although most have access to student profile data, few use this information in a more proactive and predictive manner. Concerning actions, a survey was conducted based on theory and research with all federal universities through the TCU. With this data, it was possible to verify that a wide variety of actions are carried out, with 43 being compiled.

Author Biographies

  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC (2010). Mestre (2007) e Bacharel (2005) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária. Coordenadora dos projetos Academy e LINC Digital. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária. Educação a distância e Administração de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão, egressos, avaliação, empreendedorismo. Participante dos grupos de pesquisa INPEAU - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária

     

  • Marcelo Ferreira Tete, Universidade Federal de Goiás

    É doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e possui mestrado em Administração pela PUC Minas. Colabora como pesquisador sênior com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG. 

  • Sandro Eduardo Monsueto, Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR - 2003) e Doutorado em Economia pela Universidad Autónoma de Madrid (2008). Tem experiência na área de Economia do Trabalho e Estatísticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade de salários, mobilidade ocupacional, e qualidade das ocupações. Atua também nas linhas de Economia da Educação (evasão e desempenho). Docente pesquisador do curso de graduação em ciências econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) e do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM), todos da FACE/UFG. É líder do Grupo de Pesquisa LAM - Laboratório de Análise de Microdados da FACE (https://lam.face.ufg.br).

Published

2025-03-31

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Ações de combate à evasão estudantil na educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024026, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id289017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/289017. Acesso em: 19 apr. 2025.