Ações de combate à evasão estudantil na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id289017

Palavras-chave:

Análise evasão.

Resumo

O fenômeno da evasão apresenta-se como um grande desafio aos gestores de Instituições de Ensino Superior, uma vez que, por ser influenciado por aspectos diversos, torna-se complexo e de difícil entendimento. Com isso, traçou-se o objetivo de analisar as ações e intervenções de combate à evasão nas universidades federais públicas brasileiras. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como descritiva, aplicada, qualitativa e quantitativa, bibliográfica e estudo multicaso. Os dados utilizados foram principalmente a partir de pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU, 2023). Pode-se perceber que 60% possui uma política institucional relacionada ao combate à evasão estudantil. Apesar de grande parte ter acesso aos dados de perfil dos estudantes, poucas utilizam essas informações de forma mais proativa e preditiva.  Quanto às ações, foi feito o levantamento com base na teoria e  na pesquisa com todas as universidades federais, por meio do TCU. Com esses dados, foi possível constatar que há uma grande diversidade de ações realizadas, sendo que foram compiladas 43.

Biografia do Autor

  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC (2010). Mestre (2007) e Bacharel (2005) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária. Coordenadora dos projetos Academy e LINC Digital. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária. Educação a distância e Administração de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão, egressos, avaliação, empreendedorismo. Participante dos grupos de pesquisa INPEAU - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária

     

  • Marcelo Ferreira Tete, Universidade Federal de Goiás

    É doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e possui mestrado em Administração pela PUC Minas. Colabora como pesquisador sênior com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG. 

  • Sandro Eduardo Monsueto, Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR - 2003) e Doutorado em Economia pela Universidad Autónoma de Madrid (2008). Tem experiência na área de Economia do Trabalho e Estatísticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade de salários, mobilidade ocupacional, e qualidade das ocupações. Atua também nas linhas de Economia da Educação (evasão e desempenho). Docente pesquisador do curso de graduação em ciências econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) e do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM), todos da FACE/UFG. É líder do Grupo de Pesquisa LAM - Laboratório de Análise de Microdados da FACE (https://lam.face.ufg.br).

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ações de combate à evasão estudantil na educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024026, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id289017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/289017. Acesso em: 19 abr. 2025.