Ações de combate à evasão estudantil na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id289017Palavras-chave:
Análise evasão.Resumo
O fenômeno da evasão apresenta-se como um grande desafio aos gestores de Instituições de Ensino Superior, uma vez que, por ser influenciado por aspectos diversos, torna-se complexo e de difícil entendimento. Com isso, traçou-se o objetivo de analisar as ações e intervenções de combate à evasão nas universidades federais públicas brasileiras. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como descritiva, aplicada, qualitativa e quantitativa, bibliográfica e estudo multicaso. Os dados utilizados foram principalmente a partir de pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU, 2023). Pode-se perceber que 60% possui uma política institucional relacionada ao combate à evasão estudantil. Apesar de grande parte ter acesso aos dados de perfil dos estudantes, poucas utilizam essas informações de forma mais proativa e preditiva. Quanto às ações, foi feito o levantamento com base na teoria e na pesquisa com todas as universidades federais, por meio do TCU. Com esses dados, foi possível constatar que há uma grande diversidade de ações realizadas, sendo que foram compiladas 43.
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