Ações de combate à evasão estudantil na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id289017Palavras-chave:
Análise evasão.Resumo
O fenômeno da evasão apresenta-se como um grande desafio aos gestores de Instituições de Ensino Superior, uma vez que, por ser influenciado por aspectos diversos, torna-se complexo e de difícil entendimento. Com isso, traçou-se o objetivo de analisar as ações e intervenções de combate à evasão nas universidades federais públicas brasileiras. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como descritiva, aplicada, qualitativa e quantitativa, bibliográfica e estudo multicaso. Os dados utilizados foram principalmente a partir de pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU, 2023). Pode-se perceber que 60% possui uma política institucional relacionada ao combate à evasão estudantil. Apesar de grande parte ter acesso aos dados de perfil dos estudantes, poucas utilizam essas informações de forma mais proativa e preditiva. Quanto às ações, foi feito o levantamento com base na teoria e na pesquisa com todas as universidades federais, por meio do TCU. Com esses dados, foi possível constatar que há uma grande diversidade de ações realizadas, sendo que foram compiladas 43.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.