Ações de combate à evasão estudantil na educação superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id289017

Palabras clave:

Educação superior

Resumen

El fenómeno de la deserción se presenta como un gran desafío para los gestores de Instituciones de Educación Superior, ya que, al ser influenciado por diversos aspectos, se vuelve complejo y difícil de entender. Con esto, se trazó el objetivo de analizar las acciones e intervenciones para combatir la deserción en las universidades federales públicas brasileñas. En cuanto a los procedimientos metodológicos, la investigación se clasifica como descriptiva, aplicada, cualitativa y cuantitativa, bibliográfica y estudio multicaso. Los datos utilizados fueron principalmente a partir de una investigación realizada por el Tribunal de Cuentas de la Unión (TCU, 2023). Se puede percibir que el 60% posee una política institucional relacionada con el combate a la deserción estudiantil. A pesar de que gran parte tiene acceso a los datos del perfil de los estudiantes, pocas utilizan esta información de forma más proactiva y predictiva. En cuanto a las acciones, se hizo el levantamiento basado en la teoría y en la investigación con todas las universidades federales, a través del TCU. Con estos datos, fue posible constatar que hay una gran diversidad de acciones realizadas, siendo que se compilaron 43.

 

Biografía del autor/a

  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC (2010). Mestre (2007) e Bacharel (2005) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária. Coordenadora dos projetos Academy e LINC Digital. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária. Educação a distância e Administração de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão, egressos, avaliação, empreendedorismo. Participante dos grupos de pesquisa INPEAU - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária

     

  • Marcelo Ferreira Tete, Universidade Federal de Goiás

    É doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e possui mestrado em Administração pela PUC Minas. Colabora como pesquisador sênior com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG. 

  • Sandro Eduardo Monsueto, Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR - 2003) e Doutorado em Economia pela Universidad Autónoma de Madrid (2008). Tem experiência na área de Economia do Trabalho e Estatísticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade de salários, mobilidade ocupacional, e qualidade das ocupações. Atua também nas linhas de Economia da Educação (evasão e desempenho). Docente pesquisador do curso de graduação em ciências econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) e do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM), todos da FACE/UFG. É líder do Grupo de Pesquisa LAM - Laboratório de Análise de Microdados da FACE (https://lam.face.ufg.br).

Publicado

2025-03-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Ações de combate à evasão estudantil na educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024026, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id289017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/289017. Acesso em: 25 aug. 2025.