Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão
um guia para universidades públicas brasileiras
Palabras clave:
Integração Curricular. Ensino-Extensão. Ensino Superior.Resumen
O Plano Nacional de Educação brasileiro - PNE (Lei nº 13.005/2014) determinou que as atividades de extensão universitária devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação. A regulamentação dessa norma ocorreu em 2018, por meio da Resolução CNE/CES nº 7 do Ministério da Educação (MEC). Esse movimento ficou conhecido como “curricularização da extensão”. Entretanto, ao contrário do que ocorre no exterior, especialmente em países desenvolvidos, em que a inter-relação entre ensino e extensão já se encontra em estágio bastante avançado, no Brasil, essa relação não se dá com a mesma intensidade. Além disso, são escassos os estudos sobre indicadores e sistemas de avaliação da curricularização no Brasil. Em decorrência dessas constatações, este artigo tem como objetivo central propor um sistema de avaliação da integração ensino e extensão para as universidades públicas brasileiras. Assim, por meio de um amplo levantamento bibliográfico e documental no Brasil e no mundo, propomos um sistema de avaliação que considera sete passos e quatro conjuntos de indicadores, além de alguns pontos importantes a considerar na análise.
Referencias
CAMILLONI, Alicia R. W. de. La evaluación en proyectos de extensión incluidos en el currículo universitario. +E: Revista de Extensión Universitaria, v. 6, n. 6, p. 24-35, 8 mar. 2017. Disponível em:
https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/publicaciones/index.php/Extension/article/view/6310. Acesso em: 10 set. 2019.
CAMILLONI, Alicia R. W. de. La inclusión de la educación experiencial en el currículo universitario. Integración docencia y extensión. Otra forma de enseñar y de aprender, p. 11-21, 2013. Disponível em: https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar:8443/bitstream/handle/11185/1223/extension_interior_pag_11_21.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.
CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt; PEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, v. 10, n. 10, 23-28. Disponível em: http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/555968/RESPOSTA_RECURSO_1_A%20extenso%20universitria%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.
CARNEGIE FOUNDATION FOR THE ADVANCEMENT OF TEACHING. Carnegie Community Engagement Classification 2020. 2018. Disponível em: https://www.brown.edu/swearer/carnegie/2020-classification-application-information. Acesso em: 01 set. 2019.
COIMBRA, Ana Lívia de Souza et al. Mapeamento da inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação das instituições públicas de educação superior brasileira. Coordenação Nacional – FORPROEX, 29 de maio de 2019. Disponível em:
https://www.ufmg.br/proex/renex/images/RELAT%C3%93RIO_FINAL_MAPEAMENTO_INSERCAO_EXTENSAO_FINAL.pdf. Acesso em: 15 set. 2019.
CONNECTICUT CAMPUS COMPACT; CTCC ENGAGED SCHOLARSHIP ADVISORY COMMITTEE. A Framework for Community Engaged Scholarship. 2012. Disponível em: https://compact.org/resource-posts/a-framework-for-community-engaged-scholarship/. Acesso em: 14 set. 2019.
COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela. Business Research Methods. New York: McGraw-Hill/Irwin, 2010.
DALLA CORTE, Marilene Gabriel; GOMEZ, Simone da Rosa Messina; ROSSO, Gabriela Paim. Creditação da extensão universitária no currículo dos cursos de graduação: estado do conhecimento. Políticas Educativas–PolEd, v. 11, n. 2, p. 17-36, 2018. Disponível em:
https://www.seer.ufrgs.br/Poled/article/view/87270/50035. Acesso em: 04 ago. 2019.
DRISCOLL, Amy et al. An Assessment Model for Service-Learning: Comprehensive Case Studies of Impact on Faculty, Students, Community, and Institution. Michigan Journal of Community Service Learning, v. 3, Issue 1, 66-71, Fall 1996. Disponível em: http://hdl.handle.net/2027/spo.3239521.0003.107. Acesso em: 20 ago. 2019.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Forproex, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
FORPROEX. l Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. BRASÍLIA: UNB, 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
FURCO, Andrew. Self-assessment rubric for the institutionalization of service-learning in higher education (revised 2006). Service-Learning Research & Development Center, University of California, Berkeley, 2006. Disponível em: https://maaz.ihmc.us/rid=1K3H04ZW0-XXS8LG-ZLZ/furco-rubric-2006.pdf. Acesso em: 02 set. 2019.
FURCO, A. Self-assessment rubric for the institutionalization of service-learning in higher education. Service-Learning Research & Development Center, University of California, Berkeley, 1999. Disponível em: https://digitalcommons.unomaha.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1105&context=slceslgen. Acesso em: 02 set. 2019.
GLASSICK, Charles E.; HUBER, Mary Taylor; MAEROFF, Gene I. Scholarship Assessed: Evaluation of the Professoriate. Special Report. San Francisco: Jossey-Bass, 1997.
GELMON, Sherril B.; HOLLAND, Barbara A.; SPRING, Amy (Eds.). Assessing service-learning and civic engagement: Principles and techniques. 2nd ed. Boston: Campus Compact, 2018.
GODDARD, John; VALLANCE, Paul. The civic university and the leadership of place. Centre for Urban and Regional Development Studies (CURDS) Newcastle University UK, 2011, p. 1-22. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.226.2169&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 30 ago. 2019.
GOLDMAN, Lawrence. Dons and Workers: Oxford and Adult Education since 1850. Oxford: Clarendon Press, 1995.
GRÖNLUND et al. Guidelines for Institutionalization of Service-Learning. 2017. Disponível em: https://europeengagedotorg.files.wordpress.com/2015/10/guidelines-euengage-2.pdf. Acesso em: 02 mar. 2020.
HOLLANDER, Elizabeth L.; SALTMARSH, John; Zlotkows, Edward. Indicators of Engagement. In: KENNY, Maureen E. et al. (Eds). Learning to Serve: Promoting Civil Society Through Service Learning. Springer US, 2002, v. 7, p. 31-49. DOI: https://10.1007/978-1-4615-0885-4. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-1-4615-0885-4.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.
HOWARD, Jeffrey. Service-Learning Course Design Workbook. Michigan Journal of Community Service Learning, Summer 2001. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED457774.pdf. Acesso em: 01 ago. 2019.
KELLOGG COMMISSION ON THE FUTURE OF STATE AND LAND-GRANT UNIVERSITIES. Returning to our Roots: the engaged institution. Washington, DC: National Association of State Universities and Land Grant Colleges, 1999. Disponível em: http://www.aplu.org/library/returning-to-our-roots-theengaged-institution/file. Acesso em: 09 jul. 2019.
KERR, Clark. Os usos da Universidade. 15. ed. Brasília: UNB, 2005.
LAND-GRANT IMPACTS. About. Disponível em: https://landgrantimpacts.org/about/. Acesso em: 01 mar. 2020.
MENÉNDEZ, G.; TARABELLA, L. El aprendizaje experiencial: una práctica de innovación que se afianza en la Universidad Nacional del Litoral. +E: Revista de Extensión Universitaria, v. 6, n. 6, p. 96-103, 8 mar. 2017. Disponível em:
https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/publicaciones/index.php/Extension/article/view/6317. Acesso em: 18 mar. 2020.
MCILRATH, Lorraine et al. Europe Engage Survey of Civic Engagement & Service-Learning Activities within the Partner Universities. Europe Engage Erasmus+project (European Union), 2016. Disponível em:
https://europeengagedotorg.files.wordpress.com/2016/04/report-euen-mcilrath-et-al4.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.
NATIONAL CO-ORDENATING CENTER FOR PUBLIC ENGAGEMENT. What is public engagement? 2019. Disponível em: http://www.publicengagement.ac.uk/explore-it/what-public-engagement. Acesso em: 10 fev. 2020.
NATIONAL CO-ORDENATING CENTER FOR PUBLIC ENGAGEMENT. What does an engaged university look like? (2019). Disponível em: https://www.publicengagement.ac.uk/about-engagement/what-does-engaged-university-look. Acesso em: 10 fev. 2020
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Extensão Universitária no Brasil: uma Revisão Conceitual. In; FARIA, Dóris Santos de. (Org.). Construção Conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: UNB, 2012, p. 57-72.
OBSERVATORIO IBEROAMERICANO DE LA CIENCIA, LA TECNOLOGÍA Y LA SOCIEDAD (OCTS-OEI) & RED IBEROAMERICANA DE INDICADORES DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA (RICYT). Manual Iberoamericano de Indicadores de Vinculación de la Universidad con el Entorno Socioeconómico. Manual de Valencia. 2017. Disponível em:
http://www.ricyt.org/2017/06/manual-de-indicadores-de-vinculacion-de-la-universidad-con-el-entorno-socioeconomico-manual-de-valencia/. Acesso em: 10 set. 2019.
STALEY, David J. Democratizing American Higher Education: The Legacy of the Morrill Land-Grant Act. Origins: Current Events in Historical Perspective, v. 6, n. 4, January 2013. Disponível em: http://origins.osu.edu/print/1565. Acesso em: 10 set. 2019.
UNIVERSITY OF MANCHESTER. Units. Available semesters. 2019. Disponível em: http://www.college.manchester.ac.uk/. Acesso em: 10 set. 2019.
UNIVERSITY OF WISCONSIN-MADSON. Community-Based Learning. 2019. Disponível em: https://morgridge.wisc.edu/students/community-based-learning/. Acesso em: 10 set. 2019.
VALLANCE, Paul. The historical roots and development of the civic university. In: GODDARD, John et al. (Ed.) The Civic University: The Leadership and Policy Challenges. Cheltenham, UK: Edward Elgar, 2016, p. 16-33.
WATERS, Susan; ANDERSON-LAIN, Karen. Assessing the Student, Faculty, and Community Partners in Academic Service-Leraning: A Categorization of Surveys Posted Online at Campus Compact Member Institutions. Journal of Higher Education Outreach and Engagement, v. 18, n. 1, p. 89-122, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1024168. Acesso em: 14 set. 2019.
WELCH, Edwin. The Peripatetic University: Cambridge Local Lectures 1873-1973. London: Cambridge University Press, 1973.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.