Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão

um guia para universidades públicas brasileiras

Autores

  • GAVIRA, M. O. Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas
  • Gimenez, A. M. N. Departamento de Política Científica e Tecnológica Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas
  • Bonacelli, M. B. M. Departamento de Política Científica e Tecnológica Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Integração Curricular. Ensino-Extensão. Ensino Superior.

Resumo

O Plano Nacional de Educação brasileiro - PNE (Lei nº 13.005/2014) determinou que as atividades de extensão universitária devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação. A regulamentação dessa norma ocorreu em 2018, por meio da Resolução CNE/CES nº 7 do Ministério da Educação (MEC). Esse movimento ficou conhecido como “curricularização da extensão”. Entretanto, ao contrário do que ocorre no exterior, especialmente em países desenvolvidos, em que a inter-relação entre ensino e extensão já se encontra em estágio bastante avançado, no Brasil, essa relação não se dá com a mesma intensidade. Além disso, são escassos os estudos sobre indicadores e sistemas de avaliação da curricularização no Brasil. Em decorrência dessas constatações, este artigo tem como objetivo central propor um sistema de avaliação da integração ensino e extensão para as universidades públicas brasileiras. Assim, por meio de um amplo levantamento bibliográfico e documental no Brasil e no mundo, propomos um sistema de avaliação que considera sete passos e quatro conjuntos de indicadores, além de alguns pontos importantes a considerar na análise.

Biografia do Autor

  • GAVIRA, M. O., Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas

    Professora Dra. da Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp); assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/Unicamp).

  • Gimenez, A. M. N., Departamento de Política Científica e Tecnológica Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas

    Pós-doutoranda no Departamento de Política Científica e Tecnológica Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (DPCT/IG/Unicamp); pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED)

  • Bonacelli, M. B. M. , Departamento de Política Científica e Tecnológica Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas

    Professora Livre-docente (MS5.2, Prof. Associado II) do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/Unicamp). Graduada em Ciências Econômicas (IE/Universidade Estadual de Campinas, 1985), com especialização em Economia do Sistema Agroalimentar (CeFAS, Viterbo, Itália, 1988), mestrado em Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/Unicamp, 1992), DEA em Economie Industrielle (Université des Sciences Sociales de Toulouse, França, 1993) e doutorado em Ciências Econômicas (Université des Sciences Sociales de Toulouse, França, 1996). Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicamp (jan. 2019-). Ex-coordenadora Geral da Pós-Graduação do Instituto de Geociências (IG) (2013-2015). Ex-Coordenadora do PPG-PCT (2016-2018; 2011-2013). Ex-chefe de Departamento (DPCT, 2009-2011). Pesquisadora Associada do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT) e do INCT-PPED (UERJ/UFRJ/Unicamp). Presidente (desde abril de 2018) e Membro (desde 2011) da Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão entre o CNPEM e o MCTIC e membro do Comitê de Avaliação dos Projetos do Programa Casadinho/Procad do CNPq e Capes. Participou da elaboração do Plano Diretor de CT&I do Estado de São Paulo 2014-2015. Ganhadora, em 2016, do 58o. Prêmio Jabuti, 2o lugar na Categoria Economia e Administração com a obra "Propriedade Intelectual e Inovações na Agricultura". Principais linhas e temas de pesquisa: Economia da Tecnologia; Planejamento e Gestão da CT&I; Reorganização Institucional; Dinâmica Setorial da Inovação.

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Publicado

08-09-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão: um guia para universidades públicas brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/235304. Acesso em: 19 abr. 2025.