Scholarships against dropout in higher education?

An evaluation of the UFC's welcoming and retention program

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id280124

Keywords:

Bibliotecas Universitárias, Evasão no Ensino Superior, Educação Superior.

Abstract

The present study assessed the effect of university scholarships on student enrollment cancellation, as a proxy for dropout, in the University of Fortaleza's Welcome and Retention Incentive Program (PAIP). To do so, the propensity score matching method was employed, using students who applied for PAIP but were not awarded scholarships as the control group. The results showed that the program reduced the enrollment cancellation rate by approximately 3.8%. In a supplementary analysis, no significant differences were found between PAIP and other scholarship programs at the University of Fortaleza, suggesting that the obtained results may be applicable to other programs. Furthermore, an economic viability analysis of the program was conducted, revealing a cost-benefit ratio of R$ 3.01, meaning that for every real invested in the program, there was an average social return of R$ 3.01. The evidence suggests that PAIP is not only effective but also has a favorable cost-return relationship.

Author Biographies

  • Diego Carneiro, Universidade Federal do Ceará

    Economista formado pela Universidade Federal do Ceará, é Mestre e Doutor em Economia pelo CAEN (Capes 5), tendo desenvolvido pesquisas no campo de Avaliação de Políticas Públicas, particularmente na área de Economia da Educação. Possui ainda experiência como docente, tendo ministrado aulas nos Departamentos de Teoria Econômica e Economia Aplicada da UFC. Em 2018, foi selecionado para atuar como pesquisador visitante no Escritório de Estudos do Nordeste, vinculado ao Banco do Nordeste, colaborando com estudos para a avaliação do FNE. Ocupou o cargo de Economista, lotado no setor de Auditoria da Universidade Federal do Ceará até julho de 2023. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Economia Aplicada da UFC e atua como pesquisador e consultor em avaliação de políticas públicas, tendo tido a oportunidade de trabalhar em projetos apoiados por organismos multilaterais como PNUD e União Europeia.

  • Maite Shirasu, Federal University of Ceará

    Possui Graduação em Ciências Econômicas (2011), Especialização em Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público (2023), Mestrado em Economia (2014) e Doutorado em Economia (2018) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente é Servidora Pública Federal no cargo de Economista da UFC, onde já exerceu a função de Diretora de Estudos e Projetos na Coordenadoria de Orçamento e atualmente exerce a função de Diretora de Orçamento . Áreas de interesse: Avaliação de Política Públicas, Economia da Educação, Economia do Trabalho, Economia do Setor Público e Finanças Pessoais, Orçamento Público.

  • Guilherme Irffi, Federal University of Ceará

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2007 e 2011). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Economia Aplicada e do Programa de Pós-graduação em Economia (CAEN) na UFC, é coordenador do Centro de Gestão para Resultados (CGPR) da UFC e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da FEA-RP/USP em Fortaleza - CE, e atua como Pesquisador no Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) e no Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente em Avaliação de Políticas Públicas, Economia da Educação e Economia Social.

Published

2025-03-31

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Scholarships against dropout in higher education? An evaluation of the UFC’s welcoming and retention program. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024022, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id280124. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/280124. Acesso em: 19 apr. 2025.