Bolsas universitárias reduzem a evasão no ensino superior?
Uma avaliação do programa de acolhimento e incentivo à permanência da UFC
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id280124Palavras-chave:
Bibliotecas Universitárias, Evasão no Ensino Superior, Educação Superior.Resumo
O presente trabalho avaliou o efeito das bolsas universitárias sobre o cancelamento de matrícula dos alunos, proxy para evasão, no Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) da UFC. Para tanto, empregou-se o método de pareamento por escore de propensão, tomando como grupo de controle os alunos que se candidataram ao PAIP, mas não foram contemplados com bolsas. Os resultados mostraram que o programa reduziu em cerca de 3,8% a taxa de cancelamento de matrícula. Em uma análise complementar verificou-se que não existem diferenças significativas entre o PAIP e outros programas de bolsa da UFC, sugerindo que os resultados obtidos podem ser extensíveis aos demais programas. Ademais, realizou-se uma análise de viabilidade econômica do programa, constatando que ele apresenta uma relação custo-benefício de R$ 3,01, ou seja, para cada real investido no programa, houve um retorno social médio de R$ 3,01. As evidências encontradas indicam que o PAIP não apenas é efetivo, mas possui uma boa relação retorno custo.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.