Bolsas universitárias reduzem a evasão no ensino superior?

Uma avaliação do programa de acolhimento e incentivo à permanência da UFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id280124

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Evasão no Ensino Superior, Educação Superior.

Resumo

O presente trabalho avaliou o efeito das bolsas universitárias sobre o cancelamento de matrícula dos alunos, proxy para evasão, no Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) da UFC. Para tanto, empregou-se o método de pareamento por escore de propensão, tomando como grupo de controle os alunos que se candidataram ao PAIP, mas não foram contemplados com bolsas. Os resultados mostraram que o programa reduziu em cerca de 3,8% a taxa de cancelamento de matrícula. Em uma análise complementar verificou-se que não existem diferenças significativas entre o PAIP e outros programas de bolsa da UFC, sugerindo que os resultados obtidos podem ser extensíveis aos demais programas. Ademais, realizou-se uma análise de viabilidade econômica do programa, constatando que ele apresenta uma relação custo-benefício de R$ 3,01, ou seja, para cada real investido no programa, houve um retorno social médio de R$ 3,01. As evidências encontradas indicam que o PAIP não apenas é efetivo, mas possui uma boa relação retorno custo.

Biografia do Autor

  • Diego Carneiro, Universidade Federal do Ceará

    Economista formado pela Universidade Federal do Ceará, é Mestre e Doutor em Economia pelo CAEN (Capes 5), tendo desenvolvido pesquisas no campo de Avaliação de Políticas Públicas, particularmente na área de Economia da Educação. Possui ainda experiência como docente, tendo ministrado aulas nos Departamentos de Teoria Econômica e Economia Aplicada da UFC. Em 2018, foi selecionado para atuar como pesquisador visitante no Escritório de Estudos do Nordeste, vinculado ao Banco do Nordeste, colaborando com estudos para a avaliação do FNE. Ocupou o cargo de Economista, lotado no setor de Auditoria da Universidade Federal do Ceará até julho de 2023. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Economia Aplicada da UFC e atua como pesquisador e consultor em avaliação de políticas públicas, tendo tido a oportunidade de trabalhar em projetos apoiados por organismos multilaterais como PNUD e União Europeia.

  • Maite Shirasu, Universidade Federal do Ceará

    Possui Graduação em Ciências Econômicas (2011), Especialização em Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público (2023), Mestrado em Economia (2014) e Doutorado em Economia (2018) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente é Servidora Pública Federal no cargo de Economista da UFC, onde já exerceu a função de Diretora de Estudos e Projetos na Coordenadoria de Orçamento e atualmente exerce a função de Diretora de Orçamento . Áreas de interesse: Avaliação de Política Públicas, Economia da Educação, Economia do Trabalho, Economia do Setor Público e Finanças Pessoais, Orçamento Público.

  • Guilherme Irffi, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2007 e 2011). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Economia Aplicada e do Programa de Pós-graduação em Economia (CAEN) na UFC, é coordenador do Centro de Gestão para Resultados (CGPR) da UFC e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da FEA-RP/USP em Fortaleza - CE, e atua como Pesquisador no Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) e no Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente em Avaliação de Políticas Públicas, Economia da Educação e Economia Social.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bolsas universitárias reduzem a evasão no ensino superior? Uma avaliação do programa de acolhimento e incentivo à permanência da UFC. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024022, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id280124. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/280124. Acesso em: 19 abr. 2025.