Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sob a perspectiva da política de cotas na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Autores

Palavras-chave:

avaliação, Enem, educação superior, cotas, UFG

Resumo

Este estudo objetiva compreender o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como mecanismo de acesso à Educação superior no Brasil, com enfoque no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na Universidade Federal de Goiás (UFG), sob a perspectiva da Lei n. 12.711/2012 (Lei de cotas), por meio de uma revisão bibliográfica e documental articulando o histórico dos processos seletivos, com ênfase no Enem e seus desdobramentos como instrumento de acesso ao nível superior. Inicialmente, o Enem cumpriu a função de avaliar o desempenho discente no ensino médio até se transformar em principal mecanismo de seleção para ingresso na Educação superior. Esta avaliação aliada à implementação da Lei de cotas, promoveu um processo de inclusão de pessoas negras e de baixa renda na UFG. Entretanto ainda há muitos desafios a serem enfrentados, sobretudo em 2022, que marca o último ano de vigência da Lei de Cotas e muitas incertezas quanto à perspectiva da sua reedição pelo Congresso Nacional.

Biografia do Autor

  • Lúcia Maria de Assis, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO - Brasil.

  • Thays Santos Souza, Universidade Federal de Goiás

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestrado Profissional em Gestão Organizacional (UFG), Graduação em Administração (2011) e Licenciatura em Pedagogia (2022), servidora técnica-administrativa na UFG.

Referências

AUTOR

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Publicado

18-10-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sob a perspectiva da política de cotas na Universidade Federal de Goiás (UFG). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023018, 2023. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/268057. Acesso em: 19 abr. 2025.