AS DEMANDAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS PARA O QUADRIÉNIO 2023-2026
Palavras-chave:
Universidades Federais, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Educação, Governo Bolsonaro, Políticas PúblicasResumo
O presente estudo objetivou analisar as “Propostas das universidades federais brasileiras aos candidatos à presidência da república em 2022”, produzidas pela Andifes, à luz do Governo Bolsonaro. Trata-se de um estudo qualitativo e documental. O corpus de pesquisa foi constituído pelas referidas “Propostas”, pelo Plano de Governo de Bolsonaro de 2018 e por documentos do Portal da transparência. Constatou-se a presença de demandas políticas e orçamentárias, com destaque para o respeito a autonomia, para a assistência estudantil, definição de estratégias de expansão e recomposição orçamentária. Conclui-se que as propostas apresentadas pela Andifes buscam um revir para antes da onda disruptiva produzida na educação brasileira pelo Governo Bolsonaro.
Referências
ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. Respostas de Jair Bolsonaro à ABC e SBPC. 22 out. 2018. Disponível em: https://www.abc.org.br/2018/10/22/respostas-de-jair-bolsonaro-a-abc-e-sbpc/. Acesso em: 7 ago. 2022.
ALMEIDA, W. M. Sobre o fim da gratuidade do ensino superior público brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 173, p. 10-27, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146494. Acesso em: 7 ago. 2022.
AMARAL, N. C. As universidades federais brasileiras sob ataque do governo Bolsonaro. Propuesta Educativa, v. 2, n. 52, p. 127-138, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/4030/403062991011/403062991011.pdf. Acesso em: 7 ago. 2022.
ANDREA, S. Why science's crisis should not become a political battling ground. Futures, v. 104, p. 85-90, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.futures.2018.07.006. Acesso em: 31 jul. 2022.
ANGELO, C. Brazil's government freezes nearly half of its science spending. Nature, v. 568, n. 7751, 155-156, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1038/d41586-019-01079-9. Acesso em: 7 ago. 2022.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (ANDIFES). Propostas das universidades federais brasileiras aos candidatos e às candidatas à presidência da república em 2022. Brasília: Andifes, 2022. Disponível em: https://ufrj.br/wp-content/uploads/2022/05/propostas-das-universidades-federais-aos-presidenciaveis-2022.pdf. Acesso em: 09 ago. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOLSONARO, J. M. (2018). O caminho da prosperidade: proposta de plano de governo. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1U_KjwjysNcW7gNOwcYhCcaKsz4JGXwbD/view. Acesso em: 7 ago. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 1, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 ago. 2022.
BRASIL. Controladoria-Geral da União. Portal da Transparência. Brasília: CGU, 2022. Disponível em: https://www.portaltransparencia.gov.br/. Acesso em: 31 jul. 2022.
BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 120-A, p. 1-7, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm . Acesso em: 9 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Relatório de Consolidação dos resultados das gestões do Plano Nacional de Assistência Estudantil. Brasília: CGU, 2016. Disponível em: https://auditoria.cgu.gov.br/download/10212.pdf. Acesso em: 31 jul. 2022.
CROSS, D.; THOMSON, S.; SINCLAIR, A. Research in Brazil: A report for CAPES by Clarivate Analytics. Clarivate Analytics, 2018. Disponível em: https://observatoriodoconhecimento.org.br/wp-content/uploads/2019/04/04-Research-in-Brazil.pdf. Acesso em: 6 ago. 2022.
DOĞAN, S.; SELENICA, E. Authoritarianism and academic freedom in neoliberal Turkey. Globalisation, Societies and Education, v. 20, n. 2, p. 163-177, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14767724.2021.1899801. Acesso em: 31 jul. 2022.
DÖNMEZ, P. E.; DUMAN, A. Marketisation of academia and authoritarian governments: The cases of Hungary and Turkey in critical perspective. Critical Sociology, v. 47, n. 7-8, p. 1127-1145, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0896920520976780. Acesso em: 31 jul. 2022.
ESCOBAR, H. Fábricas de conhecimento: o que são, como funcionam e para que servem as universidades públicas de pesquisa. Jornal da USP, São Paulo. 5 abr. 2019a. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/fabricas-de-conhecimento/. Acesso em: 6 ago. 2022.
ESCOBAR, H. We can’t take another hit like this’: Brazilian scientists lament big budget freeze. Science, 8 Apr. 2019b. Disponível em: https://doi.org/10.1126/science.aax6227. Acesso em: 7 ago. 2022.
FERBER, A. L.. “Are you willing to die for this work?” Public targeted online harassment in higher education: SWS presidential address. Gender & Society, v. 32, n. 3, p. 301-320, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0891243218766831. Acesso em: 31 jul. 2022.
FORRAT, N. The political economy of Russian higher education: Why does Putin support research universities? Post-Soviet Affairs, v. 32, n. 4, p. 299-337, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1060586X.2015.1051749. Acesso em: 31 jul. 2022.
GARNICA, A. V. M. O vazio em tempos trágicos: notas sobre políticas públicas no Brasil atual. Bolema, Rio Claro, v. 36, n. 72, p. iv-xx, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72e01. Acesso em: 8 ago. 2022.
GIROUX, H. A. Disposable futures: Neoliberalism's assault on higher education. Límite, v. 11, n. 35, p. 7-17, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/836/83646545001.pdf. Acesso em: 31 jul. 2022.
HOLMWOOD, J.; BHAMBRA, G. K. The attack on education as a social right. South Atlantic Quarterly, v. 111, n. 2, p. 392-401, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1215/00382876-1548293. Acesso em: 31 jul. 2022.
INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. A conta do desmonte: balanço do Orçamento Geral da União 2021. Brasília: INESC, 2022. Disponível em: https://www.inesc.org.br/wp-content/uploads/2022/04/BalancoOrcamento2021-Inesc-1.pdf. Acesso em: 8 ago. 2022.
LEHER, R. Universidade pública federal brasileira: Future-se e “guerra cultural” como expressões da autocracia burguesa. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, e241425, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.241425. Acesso em: 6 ago. 2022.
LOVEDAY, V. ‘Under attack’: Responsibility, crisis and survival anxiety amongst manager-academics in UK universities. Sociological Review, v. 69, n. 5, p. 903-919, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0038026121999209. Acesso em: 31 jul. 2022.
MANCEBO, D. et al. The work in higher education. Education Policy Analysis Archives, v. 28, n. 6, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.28.5158. Acesso em: 31 jul. 2022.
MANDELL, A. Tensions within the neoliberal university: sources of change and hope. Critical Policy Studies, v. 12, n. 1, p. 116-120, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/19460171.2017.1403344. Acesso em: 31 jul. 2022.
MATTOS E SILVA, I. H. “Liberal na economia e conservador nos costumes”: uma totalidade dialética. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 36, n. 107, e3610702, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/3610702/2021. Acesso em: 7 ago. 2022.
OCHKINA, A. Education as fictitious capital: The crisis of social importance of knowledge. Philosophical Literary Journal Logos, v. 28, n. 6, p. 105-130, 2018. Disponível em: 10.22394/0869-5377-2018-6-105-128. Acesso em: 31 jul. 2022.
ORZECK, R. Academic freedom, intellectual diversity, and the place of politics in geography. Antipode, v. 44, n. 4, p. 1449-1469, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-8330.2011.00965.x. Acesso em: 31 jul. 2022.
QUIROGA, F. L. Crítica ao programa Future-se: autonomia como dispositivo de desativação do papel do Estado sobre Institutos e Universidades Federais. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 14, n. 52, p. 1-16, dez. 2020. Disponível em: http://10.0.21.4/jpe.v14i0.74230. Acesso em: 6 ago. 2022.
RECKTENVALD, M.; MATTEI, L.; PEREIRA, V. A. Avaliando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sob a ótica das epistemologias. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, Sorocaba, v. 23, n. 2, p. 405-423, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200008. Acesso em: 7 ago. 2022.
REIFF, M. R.. How to pay for public education. Theory and Research in Education, v. 12, n. 1, p. 4-52, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1477878513517344. Acesso em: 31 jul. 2022.
RIEMER, N. Academics, the humanities and the enclosure of knowledge: The worm in the fruit. Australian Universities' Review, v. 58, n. 2, p. 33-41, 2016. Disponível: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1113445.pdf. Acesso em: 31 jul. 2022.
SUKARIEH, M.; TANNOCK, S. Deschooling from above. Race & Class, v. 61, n. 4, p. 68-86, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0306396819889294. Acesso em: 7 ago. 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.