AS DEMANDAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS PARA O QUADRIÉNIO 2023-2026

Autores

  • Luiz Alberto Pilatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-2679-9191
  • Caroline Lievore Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Priscila Rubbo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • José Roberto Herrera Cantorani Instituto Federal de Educação

Palavras-chave:

Universidades Federais, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Educação, Governo Bolsonaro, Políticas Públicas

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as “Propostas das universidades federais brasileiras aos candidatos à presidência da república em 2022”, produzidas pela Andifes, à luz do Governo Bolsonaro. Trata-se de um estudo qualitativo e documental. O corpus de pesquisa foi constituído pelas referidas “Propostas”, pelo Plano de Governo de Bolsonaro de 2018 e por documentos do Portal da transparência. Constatou-se a presença de demandas políticas e orçamentárias, com destaque para o respeito a autonomia, para a assistência estudantil, definição de estratégias de expansão e recomposição orçamentária. Conclui-se que as propostas apresentadas pela Andifes buscam um revir para antes da onda disruptiva produzida na educação brasileira pelo Governo Bolsonaro.

Biografia do Autor

  • Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa (2004-2012), Vice-Reitor (2012-2016) e Reitor (2016-2020) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Campus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

  • Caroline Lievore, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora e Pós-Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com período sanduíche no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal (2015 - 2019). Graduada em Tecnologia de Alimentos pela UTFPR (2003), Especialista em Gestão Industrial (2004) e Mestre em Engenharia de Produção também pela UTFPR (2007). Trabalhou na BRF (Divisão Lácteos) entre 2002 e 2014, atuando nas áreas de Produção, Garantia da Qualidade e Pesquisa & Desenvolvimento de Embalagens. Possui experiência nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Embalagens. Durante o Mestrado trabalhou na linha de pesquisa Gestão do Conhecimento e Inovação Tecnológica. No Doutorado, seus interesses de pesquisa envolveram Ensino e Pesquisa nas Engenharias e Tecnologias, Universidades Tecnológicas e Politécnicos. Está vinculada a linha de pesquisa Educação Tecnológica - Ensino nas Engenharias e Tecnologias e ao grupo de pesquisa Organizações e Sociedade (UTFPR).

  • Priscila Rubbo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco. Doutora em Engenharia de Produção na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Ponta Grossa. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Ponta Grossa. Especialista em Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Ponta Grossa. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Pato Branco.

  • José Roberto Herrera Cantorani, Instituto Federal de Educação

    Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2003), Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2006). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013), com Pós-Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2015). Está vinculado aos grupos de pesquisa: Avaliação da qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho - UEPG (pesquisador) e Gestão de recursos humanos para o ambiente produtivo - UTFPR (pesquisador). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

24-07-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS DEMANDAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS PARA O QUADRIÉNIO 2023-2026. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 3, 2023. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/268764. Acesso em: 19 abr. 2025.