Definição de engajamento estudantil no ensino superior

um estudo bibliométrico

Autores

  • Edison Trombeta de Oliveira Universidade de São Paulo (USP) / Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) http://orcid.org/0000-0001-9935-4260
  • Camila Caldini Coutinho
  • Carolina Caldini

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100009

Palavras-chave:

Engajamento do estudante, Ensino superior, Aprendizagem, Estudo bibliométrico

Resumo

Este artigo tem por escopo apresentar perspectivas acerca do engajamento estudantil, suas possibilidades e os desafios encontrados pelos estudantes, durante o seu percurso no Ensino Superior. Por meio de pesquisa bibliométrica, buscou-se, na base de dados da Scielo, publicações para identificar as diferentes abordagens referentes a temática. A partir dos dados coletados, foram selecionados 24 artigos para análise. Percebeu-se que a utilização do termo engajamento estudantil abarca diversos aspectos, como: comportamentais, emocionais e cognitivos. Ademais, o termo possui características variadas e peculiares. Para mais, foi possível observar, nos artigos, que não há uma clara correlação entre o engajamento e a aprendizagem, fator que pode ser objeto de estudos para futuras pesquisas.

Biografia do Autor

  • Edison Trombeta de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP) / Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Aperfeiçoamento em Leitura Semiótica: Textos Didáticos, Publicitários e Literários pela mesma instituição. Atualmente é Designer Instrucional da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação em Ambientes Digitais, educação a distância e educação baseada em tecnologias.

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Publicado

31-07-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Definição de engajamento estudantil no ensino superior: um estudo bibliométrico. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023009, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100009. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/270657. Acesso em: 19 abr. 2025.