Autoavaliação como estratégia de planejamento em um programa de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id272994Palavras-chave:
autoavaliação, pós-graduação, ensino.Resumo
A autoavaliação caracteriza-se por um processo de autoanálise realizada coletivamente pelos atores envolvidos no processo, destacando as potencialidades, as fragilidades e as oportunidades de melhorias. A autoavaliação representa um esforço coletivo para a implementação de um processo de reflexão crítica, democrática e participativa. Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de formação e atuação da Comissão de Autoavaliação (CAA) do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde-Mestrado Profissional da Universidade Federal de São Paulo no período de 2021 e 2022. Um Plano de Autoavaliação foi desenvolvido por um grupo de trabalho constituído no âmbito da CAA, com participação de membros da Comissão de Ensino de Pós-Graduação e de reunião ampliada com docente e discente. O plano abordou a importância da autoavaliação como estratégia potente para o planejamento e intervenções em busca de melhorias do programa. Para o alcance dos objetivos, a CAA fundamentou suas ações na proposta PDSA (plan-do-study-action). O processo resultou em envolvimento de diferentes atores para a construção do Plano de Autoavaliação e implementação de ações prioritárias a curto e médio prazo.
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