Autoavaliação como estratégia de planejamento em um programa de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id272994

Palavras-chave:

autoavaliação, pós-graduação, ensino.

Resumo

A autoavaliação caracteriza-se por um processo de autoanálise realizada coletivamente pelos atores envolvidos no processo, destacando as potencialidades, as fragilidades e as oportunidades de melhorias. A autoavaliação representa um esforço coletivo para a implementação de um processo de reflexão crítica, democrática e participativa. Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de formação e atuação da Comissão de Autoavaliação (CAA) do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde-Mestrado Profissional da Universidade Federal de São Paulo no período de 2021 e 2022. Um Plano de Autoavaliação foi desenvolvido por um grupo de trabalho constituído no âmbito da CAA, com participação de membros da Comissão de Ensino de Pós-Graduação e de reunião ampliada com docente e discente. O plano abordou a importância da autoavaliação como estratégia potente para o planejamento e intervenções em busca de melhorias do programa. Para o alcance dos objetivos, a CAA fundamentou suas ações na proposta PDSA (plan-do-study-action). O processo resultou em envolvimento de diferentes atores para a construção do Plano de Autoavaliação e implementação de ações prioritárias a curto e médio prazo.

Biografia do Autor

  • Rosana Aparecida Salvador Rossit, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

    Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Unifesp. 

  • Patrícia Rios Poletto , Universidade Federal de São Paulo- campus Baixada Santista

    Doutora e Mestra em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina.  Professora Adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista na área de Saúde Coletiva, Atenção Básica à Saúde, Fisioterapia Musculoesquelética, Exercícios Terapêuticos e Trabalho em Saúde.

  • Lúcia da Rocha Uchôa-Figueiredo, Universidade Federal de São Paulo- campus Baixada Santista

    Pós-Doutora em Ensino na Saúde CEDESS - UNIFESP campus São Paulo. Mestre e Doutora em Ciências da Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.  Professora Associada do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP campus Baixada Santista.

  • Káthia Ferraro Lopes, Universidade Federal de São Paulo

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde UNIFESP Projeto Competências farmacêuticas oncologista. Graduada em Farmácia pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Discente do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciencias da Saúde/UNIFESP. Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo IEP Albert Einstein. Coordenadora e docente do curso de Especialização em Farmácia em Oncologia - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

  • Maria Cristina Mazzaia, Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP

    Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.  Professor Associado da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental (EISME -UNIFESP).

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Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Autoavaliação como estratégia de planejamento em um programa de pós-graduação . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024002, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id272994. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/272994. Acesso em: 19 abr. 2025.