A formação de mestres na pós-graduação específica em terapia ocupacional: panorama da produção de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id275219

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Pesquisa, Terapia Ocupacional

Resumo

O mapeamento da produção de pesquisa de um programa de pós-graduação é fundamental para identificar resultados exitosos e implementar mudanças que aprimorem sua qualidade. Este artigo analisa características das dissertações defendidas no programa inaugural de pós-graduação stricto-sensu específico em Terapia Ocupacional. Trata-se de um estudo descritivo do tipo exploratório com abordagem quantitativa por meio da consulta a 107 dissertações no período de 2012 a 2019. Constatou-se que 67,3% das pesquisas obtiveram financiamento; os temas mais estudados foram avaliação, contexto e fundamentos (67,2%); predominou o método qualitativo (57,9%) e 65,4% resultaram em artigos. A aplicação do conhecimento produzido na pós-graduação em cenários da formação acadêmica e da prática profissional é um desafio.  

Biografia do Autor

  • Simone Almeida, UFMG

    Doutora em Ciência Política - UFMG (2015). Mestre em Sociologia - UFMG (2004). Graduada em Terapia Ocupacional pela UFMG (1996). Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, atua no ensino e pesquisa, principalmente, da reforma psiquiátrica, saúde mental, políticas públicas e políticas de saúde. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo de Exclusão e Políticas Sociais -NeoPOLIS.

  • Kátia Bueno, Universidade Federal de Minas Gerais

    DOUTORA (2005). UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS /UFMG. BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS/BRASIL.

     

     

  • Marcella Assis, Universidade Federal de Minas Gerais

    DOUTORA (2000). UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS /UFMG. BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS/BRASIL

     

     

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A formação de mestres na pós-graduação específica em terapia ocupacional: panorama da produção de pesquisa . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024007, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id275219. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/275219. Acesso em: 19 abr. 2025.