Cursos de Educação Física no Brasil

consolidação de dados de 1995 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id277315

Palavras-chave:

sinopses estatísticas, educação física, cursos.

Resumo

O artigo tem como objetivo consolidar dados referentes à formação em Educação Física (EF) no Brasil no período de 1995 a 2020. Para essa análise, foram utilizadas as principais fontes disponíveis sobre esses dados, tanto na literatura científica sobre Educação Física, quanto nas Sinopses Estatísticas da Educação Superior fornecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados, indicam discrepância significativa entre os dados das Sinopses Estatísticas com os dados encontrados na literatura disponível, evidenciando problemas metodológicos, em uma parcela considerável dos artigos que tratam dos cursos de EF. Estes artigos omitem fontes, procedimentos e não utilizam filtros adequados na obtenção de dados. Durante o período analisado, houve expansão da formação em Educação Física, especialmente no ano de 2020, quando o número de matrículas em cursos à distância se sobressaiu e a predominância dos cursos de bacharelado, que se tornou maioria a partir de 2019. A criação dos cursos à distância, demanda revisão dos indicadores de crescimento da formação em EF, os quais devem considerar o número de cursos, a modalidade, as matrículas e os concluintes. Apesar do crescimento constante nos indicadores desde o início da elaboração da Sinopse Estatística em 1995, houve uma diminuição no número de cursos e matrículas a partir de 2017, sugerindo um possível saturamento na procura por formação em Educação Física.

Biografia do Autor

  • Oromar Augusto dos Santos Nascimento, Universidade de Brasília

    Mestre e Doutor em Educação Física pelo Programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Educação Física, licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC-FEFD/UFG). É Editor Associado da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). 

  • Fernando Resende Cavalcante, Universidade de Brasília

    Graduado em Educação Física (licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Brasília. Atualmente é estudante de doutorado junto à Universidade de Brasília (UnB), Editor Assistente da Revista Brasileira de Ciências do Esporte e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC) internamente à Universidade Federal de Goiás.

  • Thaís Ribeiro Montalvão, Universidade Estadual de Goiás

    Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG/FEFD), na área de concentração Educação Física, Esporte e Saúde, na linha de pesquisa Aspectos socioculturais e pedagógicos da Educação Física e Esporte (ASPEF), concluído com apoio da Bolsa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada na Licenciatura em Educação Física na Universidade Estadual de Goiás - Faculdade do Esporte - ESEFFEGO.  

  • Daniel Silva Monteiro, Universidade Paulista

    Possui mestrado acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília- UnB, concluído com apoio da Bolsa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atua como professor de ensino superior na Universidade Paulista- Unidade Fractal, Goiânia. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação- GEPELC na linha de pesquisa em formação de professores. Possui Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás- FEFD/UFG (2017). Possui ensino médio pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás- CEPAE/UFG (2013).

  • Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás

    Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa-MG, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, com Estagio de Doutorado na Università Cattolica Sacro Cuore di Milano.  Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás, onde é Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, é também Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília. 

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cursos de Educação Física no Brasil: consolidação de dados de 1995 a 2020. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024004, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id277315. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/277315. Acesso em: 19 abr. 2025.