Formação para a inovação nas Ciências Biológicas
análise de disciplinas e percepção dos egressos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id278547Palavras-chave:
pós-graduação, ciências biológicas, inovação, mestres e doutores, cientistasResumo
Este estudo buscou evidências relacionadas a formação de mestres e doutores da grande área Ciências Biológicas para atuar com inovação. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica quali-quantitativa. Foram analisadas as disciplinas oferecidas nos programas de pós-graduação desta grande área, assim como as respostas de 5.186 egressos que responderam um questionário sobre a formação profissional nas pós-graduações brasileiras. Os resultados apontam a existência de iniciativas e exemplos de sucesso relacionados a inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico, mas estes parecem ser exceções, em geral, os programas ofertaram poucas disciplinas, atividades e iniciativas para preparar os estudantes a atuar com processos e ambientes de inovação.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.