Formação para a inovação nas Ciências Biológicas

análise de disciplinas e percepção dos egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id278547

Palavras-chave:

pós-graduação, ciências biológicas, inovação, mestres e doutores, cientistas

Resumo

Este estudo buscou evidências relacionadas a formação de mestres e doutores da grande área Ciências Biológicas para atuar com inovação. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica quali-quantitativa. Foram analisadas as disciplinas oferecidas nos programas de pós-graduação desta grande área, assim como as respostas de 5.186 egressos que responderam um questionário sobre a formação profissional nas pós-graduações brasileiras. Os resultados apontam a existência de iniciativas e exemplos de sucesso relacionados a inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico, mas estes parecem ser exceções, em geral, os programas ofertaram poucas disciplinas, atividades e iniciativas para preparar os estudantes a atuar com processos e ambientes de inovação.

Biografia do Autor

  • Larissa Medeiros, Instituto Nacional de Tecnologia

    Doutora em Ciências (Gestão, Educação e Difusão em Ciências) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Analista em Ciência e Tecnologia na Coordenação de História da Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

  • Jacqueline Leta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Ciências (Gestão, Educação e Difusão em Ciências) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Instituto de Bioquímica Médica (UFRJ) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação para a inovação nas Ciências Biológicas : análise de disciplinas e percepção dos egressos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024012, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id278547. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/278547. Acesso em: 19 abr. 2025.