A interprofissionalidade nas diretrizes curriculares nacionais brasileiras dos cursos da área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id279379

Palavras-chave:

Educação Interprofissional

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a inserção da interprofissionalidade nas diretrizes curriculares nacionais (DCN) do Brasil vigentes dos cursos de graduação da área da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental das diretrizes dividida em duas etapas: leitura exploratória e análise dos documentos. As DCN vigentes dos cursos de graduação em saúde, fazem referência ao trabalho em equipe, porém há poucas referências à interprofissionalidade. As diretrizes publicadas após o Marco para ação em educação interprofissional e práticas colaborativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentaram mais referências há inserção da interprofissionalidade. Observou-se que a maioria das diretrizes dos cursos de graduação em saúde ainda inserem a interprofissionalidade de forma escassa e pontual.

Biografia do Autor

  • Rebeca Benevides, Universidade Federal Fluminense, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle/EBSERH (HUGG-Unirio/EBSERH)

    Nutricionista no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle/EBSERH (HUGG-Unirio/EBSERH). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal Fluminense (PPGCN-UFF). Nutricionista graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cidade: Niterói. Estado: Rio de Janeiro.

  • Elaine Miranda, Universidade Federal Fluminense

    Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) (2010). Mestrado em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) na subárea de Toxicologia (2003). Graduação em Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2000). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF). Cidade: Niterói. Estado: Rio de Janeiro.

  • Ana Lúcia Abrahão, Universidade Federal Fluminense

    Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Pós-Doutorado em Medicina Social UERJ (2008). Professora titular da Universidade Federal Fluminense (2007). Cidade: Niterói. Estado: Rio de Janeiro.

  • Silvia Pereira, Universidade Federal Fluminense

    Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense (MNS) e Coordenadora do curso de graduação em Nutrição da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro/UFF e professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação Ciências da Nutrição/FNEJF/UFF. Cidade: Niterói. Estado: Rio de Janeiro.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A interprofissionalidade nas diretrizes curriculares nacionais brasileiras dos cursos da área da saúde. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024020, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id279379. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/279379. Acesso em: 19 abr. 2025.