Avaliação da Educação Superior externa virtual e os impactos da Pandemia da Covid-19
Não tem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id282744Palavras-chave:
avaliação; virtual; impactos.Resumo
O artigo trata da avaliação externa da Educação Superior realizada de modo virtual pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira nos cursos superiores de graduação e tecnológicos ofertados em instituições privadas e comunitárias de ensino, como insumo para a edição de atos autorizativos e os impactos gerados pela Pandemia da Covid-19. São evidenciadas as funções do Estado regulador e seus atos autorizativos que estão sujeitos à obediência às normas nacionais e da avaliação da qualidade. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior prevê as formas de aferição da qualidade das instituições e dos cursos superiores. A pandemia implicou em mudança na vida das pessoas e nas relações de trabalho, alcançando também a avaliação externa, que passou de in loco para o virtual, e tais mudanças permaneceram. A pesquisa bibliográfica e de opinião explora as modificações legais, os aspectos teóricos e práticos da nova sistemática avaliativa virtual, identificando e demonstrando os aspectos positivos e negativos, culminando com a apresentação de uma proposta de adoção de um sistema hibrido de avaliação externa in loco que alterne a modalidade virtual e presencial para os distintos atos como uma melhor forma para uma relação de equilíbrio na verificação da observância das normas nacionais, da qualidade da educação e dos atos autorizativos.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.