Evaluation of virtual external higher education and the impacts of the Covid-19 pandemic
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DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id282744Keywords:
evaluation; virtual; impacts.Abstract
O artigo trata da avaliação externa do Ensino Superior realizada virtualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em cursos superiores de graduação e tecnológicos oferecidos em instituições de ensino privadas e comunitárias, como insumo para a edição de atos autorizativos e os impactos gerados pela pandemia da Covid-19. Destacam-se as funções do Estado regulador e dos seus atos autorizativos que estão sujeitos ao cumprimento das normas nacionais e à avaliação da qualidade. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior oferece formas de medir a qualidade das instituições e dos cursos de ensino superior. A pandemia implicou uma mudança na vida das pessoas e nas relações de trabalho, atingindo também a avaliação externa, que passou de in loco para virtual, e tais mudanças permaneceram. A pesquisa bibliográfica e de opinião explora as modificações legais, os aspectos teóricos e práticos do novo sistema de avaliação virtual, identificando e demonstrando os aspectos positivos e negativos, culminando na apresentação de uma proposta de adoção de um sistema híbrido de avaliação externa in loco que alterna a modalidade virtual e presencial para os diferentes atos para uma relação equilibrada na verificação da observância das normas nacionais, da qualidade do ensino e dos atos autorizativos.
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