Evaluation of virtual external higher education and the impacts of the Covid-19 pandemic

Não tem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id282744

Keywords:

evaluation; virtual; impacts.

Abstract

O artigo trata da avaliação externa do Ensino Superior realizada virtualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em cursos superiores de graduação e tecnológicos oferecidos em instituições de ensino privadas e comunitárias, como insumo para a edição de atos autorizativos e os impactos gerados pela pandemia da Covid-19. Destacam-se as funções do Estado regulador e dos seus atos autorizativos que estão sujeitos ao cumprimento das normas nacionais e à avaliação da qualidade. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior oferece formas de medir a qualidade das instituições e dos cursos de ensino superior. A pandemia implicou uma mudança na vida das pessoas e nas relações de trabalho, atingindo também a avaliação externa, que passou de in loco para virtual, e tais mudanças permaneceram. A pesquisa bibliográfica e de opinião explora as modificações legais, os aspectos teóricos e práticos do novo sistema de avaliação virtual, identificando e demonstrando os aspectos positivos e negativos, culminando na apresentação de uma proposta de adoção de um sistema híbrido de avaliação externa in loco que alterna a modalidade virtual e presencial para os diferentes atos para uma relação equilibrada na verificação da observância das normas nacionais, da qualidade do ensino e dos atos autorizativos.

Author Biographies

  • Cesar Riboli, URI

    PhD in Education from the University of Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Master in Rights from the Integrated Regional University of Alto Uruguai and Missions (URI). Specialist in Civil Law, Civil Procedure, Management Accounting and Teaching in Higher Education. Graduated in Administration, Accounting and Law. Professor of the Law Course and the PPGD Postgraduate Program in Education at URI - Frederico Westphalen Campus. Member of the OAB/RS Legal Education and Health Committees. Inactive State Revenue tax analyst. Evaluator of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP); attorney. Email criboli@uri.edu.br.

  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019), Doutora em Educação (UFPB-2007), Mestre em Administração (UFPB-2003), Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciada em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada IV do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da UFPB. Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Foi membro da Comissão de área da CAPES - Educação (quadrienal 2017-2020). Integrou a Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), Área de Educação-2019, na CAPES, em Brasília/DF. Participou, como membro da comissão do Prêmio Teses/Educação da CAPES, nos anos 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. É filiada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora Ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Pedagogia (BASis/INEP/MEC). 2 Inventora de Patente - Modelo de Utilidade, depositada junto ao INPI, em 15/08/2019, intitulada "Uso de Análise SWOT e do Ciclo PDCA para avaliação de cursos de graduação", status "Publicado o Depósito de Pedido Nacional de Patente", na RPI de 11/05/2021. Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq - link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1080563594434239, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), sob a liderança da Professora Dra. Carlinda Leite, desde 2018 - link: https://www.fpce.up.pt/cafte/equipa.html. Publicou 07 livros completos, vários artigos em periódicos especializados, dentre eles Avaliação: Revista da Avaliação da Educação, Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Educar em Revista, Revista Brasileira de Educação, Currículo Sem Fronteiras, Cadernos de Pesquisa Revista Diálogo Educacional etc, além de ter várias publicações em capítulos de livros. Orientou 40 alunos de mestrado e 06 alunos de doutorado. Atualmente orienta 04 doutorando(a)s, 01 mestranda e 01 Supervisão de Pós-Doutorado. Foi docente do quadro permanente do MPGOA da UFPB. Foi Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pedagogia EaD da UFPB (2019-2022). Foi Pesquisadora do Eixo Assistência Técnica do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - CECAMPE - Região Nordeste -, vinculado ao FNDE (01/2021 a 06/2022). Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e EJA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES, FACEPE/PE e FAPESQ/PB. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação da educação superior, planejamento educacional, EaD e EJA. E-mail: gracinhavieira@yahoo.com.br (Texto informado pelo autor)

Published

2025-03-31

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Evaluation of virtual external higher education and the impacts of the Covid-19 pandemic: Não tem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024031, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id282744. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/282744. Acesso em: 10 may. 2025.