Avaliação da Educação Superior externa virtual e os impactos da Pandemia da Covid-19

Não tem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id282744

Palavras-chave:

avaliação; virtual; impactos.

Resumo

O artigo trata da avaliação externa da Educação Superior realizada de modo virtual pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira nos cursos superiores de graduação e tecnológicos ofertados em instituições privadas e comunitárias de ensino, como insumo para a edição de atos autorizativos e os impactos gerados pela Pandemia da Covid-19. São evidenciadas as funções do Estado regulador e seus atos autorizativos que estão sujeitos à obediência às normas nacionais e da avaliação da qualidade. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior prevê as formas de aferição da qualidade das instituições e dos cursos superiores. A pandemia implicou em mudança na vida das pessoas e nas relações de trabalho, alcançando também a avaliação externa, que passou de in loco para o virtual, e tais mudanças permaneceram. A pesquisa bibliográfica e de opinião explora as modificações legais, os aspectos teóricos e práticos da nova sistemática avaliativa virtual, identificando e demonstrando os aspectos positivos e negativos, culminando com a apresentação de uma proposta de adoção de um sistema hibrido de avaliação externa in loco que alterne a modalidade virtual e presencial para os distintos atos como uma melhor forma para uma relação de equilíbrio na verificação da observância das normas nacionais, da qualidade da educação e dos atos autorizativos.

Biografia do Autor

  • Cesar Riboli, URI

    Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Direitos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Especialista em Direito Civil, Processo Civil, Contabilidade Gerencial e Docência no Ensino Superior. Graduado em Administração, Ciências Contábeis e Direito. Professor do Curso de Direito e do Programa de Pós-graduação PPGD em Educação da URI - Câmpus de Frederico Westphalen. Membro das Comissões de Ensino Jurídico e Saúde da OAB/RS. Analista tributário da Receita Estadual inativo. Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); advogado. E-mail criboli@uri.edu.br.

  • Maria Guerra, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019), Doutora em Educação (UFPB-2007), Mestre em Administração (UFPB-2003), Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciada em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada IV do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da UFPB. Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Foi membro da Comissão de área da CAPES - Educação (quadrienal 2017-2020). Integrou a Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), Área de Educação-2019, na CAPES, em Brasília/DF. Participou, como membro da comissão do Prêmio Teses/Educação da CAPES, nos anos 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. É filiada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora Ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Pedagogia (BASis/INEP/MEC). 2 Inventora de Patente - Modelo de Utilidade, depositada junto ao INPI, em 15/08/2019, intitulada "Uso de Análise SWOT e do Ciclo PDCA para avaliação de cursos de graduação", status "Publicado o Depósito de Pedido Nacional de Patente", na RPI de 11/05/2021. Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq - link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1080563594434239, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), sob a liderança da Professora Dra. Carlinda Leite, desde 2018 - link: https://www.fpce.up.pt/cafte/equipa.html. Publicou 07 livros completos, vários artigos em periódicos especializados, dentre eles Avaliação: Revista da Avaliação da Educação, Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Educar em Revista, Revista Brasileira de Educação, Currículo Sem Fronteiras, Cadernos de Pesquisa Revista Diálogo Educacional etc, além de ter várias publicações em capítulos de livros. Orientou 40 alunos de mestrado e 06 alunos de doutorado. Atualmente orienta 04 doutorando(a)s, 01 mestranda e 01 Supervisão de Pós-Doutorado. Foi docente do quadro permanente do MPGOA da UFPB. Foi Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pedagogia EaD da UFPB (2019-2022). Foi Pesquisadora do Eixo Assistência Técnica do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - CECAMPE - Região Nordeste -, vinculado ao FNDE (01/2021 a 06/2022). Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e EJA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES, FACEPE/PE e FAPESQ/PB. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação da educação superior, planejamento educacional, EaD e EJA. E-mail: gracinhavieira@yahoo.com.br (Texto informado pelo autor)

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação da Educação Superior externa virtual e os impactos da Pandemia da Covid-19: Não tem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024031, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id282744. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/282744. Acesso em: 10 maio. 2025.