Evaluación de la Educación Superior virtual externa y los impactos de la Pandemia Covid-19

Não tem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id282744

Palabras clave:

avaliação; virtual; impactos.

Resumen

O artigo aborda a avaliação externa do Ensino Superior realizada virtualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira no ensino superior e nas carreiras tecnológicas oferecidas em instituições de ensino privadas e comunitárias, como insumo para a edição de atos de autorização e os impactos gerados por a Pandemia de Covid-19. Destacam-se as funções do Estado regulador e dos seus atos autorizativos, os quais estão sujeitos ao cumprimento das normas nacionais e à avaliação da qualidade. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior fornece formas de medir a qualidade das instituições e cursos de ensino superior. A pandemia provocou mudanças na vida das pessoas e nas relações de trabalho, afetando também a avaliação externa, que passou de presencial para virtual, e essas mudanças foram mantidas. A pesquisa bibliográfica e de opinião explora as alterações legais, aspectos teóricos e práticos do novo sistema de avaliação virtual, identificando e demonstrando os aspectos positivos e negativos, culminando na apresentação de uma proposta de adoção de um sistema híbrido de avaliação externa presencial que alterna a modalidade virtual e presencial para os diversos eventos como melhor forma de alcançar um relacionamento equilibrado na verificação do cumprimento das normas nacionais e da qualidade do ensino e na autorização de eventos.

Biografía del autor/a

  • Cesar Riboli, URI

    Doctorado en Educación por la Universidad de Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Magíster en Derechos de la Universidad Regional Integrada del Alto Uruguay y Misiones (URI). Especialista en Derecho Civil, Procedimiento Civil, Contabilidad de Gestión y Docencia en la Educación Superior. Licenciado en Administración, Contabilidad y Derecho. Profesor del Curso de Derecho y del Programa de Postgrado en Educación del PPGD de la URI - Campus Frederico Westphalen. Miembro de los Comités de Educación Jurídica y de Salud de la OAB/RS. Analista fiscal de Hacienda del Estado inactivo. Evaluador del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP); abogado. Correo electrónico criboli@uri.edu.br.

  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019), Doutora em Educação (UFPB-2007), Mestre em Administração (UFPB-2003), Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciada em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada IV do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da UFPB. Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Foi membro da Comissão de área da CAPES - Educação (quadrienal 2017-2020). Integrou a Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), Área de Educação-2019, na CAPES, em Brasília/DF. Participou, como membro da comissão do Prêmio Teses/Educação da CAPES, nos anos 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. É filiada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora Ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Pedagogia (BASis/INEP/MEC). 2 Inventora de Patente - Modelo de Utilidade, depositada junto ao INPI, em 15/08/2019, intitulada "Uso de Análise SWOT e do Ciclo PDCA para avaliação de cursos de graduação", status "Publicado o Depósito de Pedido Nacional de Patente", na RPI de 11/05/2021. Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq - link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1080563594434239, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), sob a liderança da Professora Dra. Carlinda Leite, desde 2018 - link: https://www.fpce.up.pt/cafte/equipa.html. Publicou 07 livros completos, vários artigos em periódicos especializados, dentre eles Avaliação: Revista da Avaliação da Educação, Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Educar em Revista, Revista Brasileira de Educação, Currículo Sem Fronteiras, Cadernos de Pesquisa Revista Diálogo Educacional etc, além de ter várias publicações em capítulos de livros. Orientou 40 alunos de mestrado e 06 alunos de doutorado. Atualmente orienta 04 doutorando(a)s, 01 mestranda e 01 Supervisão de Pós-Doutorado. Foi docente do quadro permanente do MPGOA da UFPB. Foi Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pedagogia EaD da UFPB (2019-2022). Foi Pesquisadora do Eixo Assistência Técnica do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - CECAMPE - Região Nordeste -, vinculado ao FNDE (01/2021 a 06/2022). Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e EJA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES, FACEPE/PE e FAPESQ/PB. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação da educação superior, planejamento educacional, EaD e EJA. E-mail: gracinhavieira@yahoo.com.br (Texto informado pelo autor)

Publicado

2025-03-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Evaluación de la Educación Superior virtual externa y los impactos de la Pandemia Covid-19: Não tem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024031, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id282744. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/282744. Acesso em: 10 may. 2025.